
Neuropatia e Vasculopatia Diabética

A neuropatia diabética, principal complicação que aparece conforme evolução crônica do diabetes mélitus, é a degeneração progressiva da sensibilidade das extremidades. A principal alteração da neuropatia diabética parece ser a diminuição das respostas sensitiva e motora dos nervos periféricos.
A neuropatia tende a ser progressiva com o tempo com pacientes que não controlam a glicemia, e ser mais agressiva também.
A insulinoterapia intensiva está relacionada a uma diminuição na progressão da neuropatia diabética.
Um simples exame clínico pode detectar a neuropatia diabética, utilizando-se de diversos instrumentos, entre eles o monofilamento e o diapasão. Além da obtenção da história clínica completa e exame detalhado dos pés, avaliando a sensibilidade dolorosa, vibratória, ao toque leve, além do reflexo de aquileu.
Para um exame mais detalhado, é realizado pelo médico neurologista a eletroneuromiografia.
A neuropatia pode causar dor e inflamação crônica, então recomenda-se o controle da glicemia e do peso corporal.
A utilização de anti-inflamatórios não hormonais deve ser considerada no controle da inflamação.


A principal maneira de impedir a progressão da neuropatia diabética é o controle rígido da glicemia.
O hábito de fumar, o sedentarismo, o excesso de peso ou dieta rica em gordura são fatores de risco para a vasculopatia diabética.
O diagnóstico é feito através da anamnese e exame físico. A confirmação é feita através de exames laboratoriais para detectar o nível de glicemia (açúcar no sangue) em jejum.
Tudo isso envolverá especialistas como: cirurgião vascular, oftalmologista, nefrologista, neurologista, endocrinologista, bem como nutricionista, psicólogo e até assistente social.
Para diagnosticar a vasculopatia envolvendo as pernas, incluem exercícios que testam a capacidade de se locomover.
Ultrasson Doppler mede a velocidade do fluxo sanguíneo e visualizar a estrutura dos vasos dos membros inferiores.
ITB - Índice Tornozelo/ Braço, quando a pressão arterial do tornozelo for metade ou menos que a do braço, significa que a vascularização está comprometida.